sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Revolução Francesa

1-O que Foi Revolução Francesa ?
R:A Revolução Francesa foi um importante marco na História Moderna da nossa civilização. Significou o fim do sistema absolutista e dos privilégios da nobreza. O povo ganhou mais autonomia e seus direitos sociais passaram a ser respeitados. A vida dos trabalhadores urbanos e rurais melhorou significativamente. Por outro lado, a burguesia conduziu o processo de forma a garantir seu domínio social. As bases de uma sociedade burguesa e capitalista foram estabelecidas durante a revolução. A Revolução Francesa também influenciou, com seus ideais iluministas , a independência de alguns países da América Espanhola e o movimento de Inconfidência Mineira no Brasil .


2- O que representou para o Processo Historico esta revolução ?
R:Devido a miséria em que se encontrava a população francesa do século XVIII, ocorreu no dia 14/07/1789, em Paris um movimento popular que tinha como objetivo por fim a monarquia e acabar com a desigualdade. O marco central desse movimento foi a queda da Bastilha, uma vez que a marca do regime absolutista era as prisões efetuadas em todo o país.

3-O que foi o iluminismo ?
R: O iluminismo foi um movimento literário do século XVIII em que os escritores se baseavam na crença de uma inspiração no sobrenatural.A democracia e o liberalismo modernos, assim como a renovação Industrial tiveram intima relação com o iluminismo.A revolução francesa foi sua principal expressão no plano político e seus representantes são:Hume,Goethe,Voltaire,Diderot, os enciclopedistas.No Brasil o iluminismo repercurtiu na Inconfidência Mineira e noutros movimentos pela independência.

4-Quem foi RobesPierre ?
R: Foi um advogado e político, o principal líder jacobino. Nasceu em 6 de maio de 1758. Filho de uma família pobre de pequenos burgueses. Perdeu a mãe com 6 anos. O pai saiu de casa, deixando os irmãos com os avós. Estudante metódico e aplicado, tornou-se advogado, defendendo causa dos pobres. Entrou para a política e elegeu-se para os Estados Gerais, indo então para Versalhes e Paris. Era sempre a favor das minorias e contra a aristocracia. Para ter seus objetivos levados á cabo, lançou mão da ditadura. Como um puritano, desprezava o dinheiro e as glórias do mundo, tinha aversão pelos oportunistas e hipócritas e abominava aqueles que usavam a revolução para obter vantagens particulares. Casto, sem experiências sexuais, era movido apenas por uma paixão: a revolução e a fidelidade a seus princípios. Mesmo assim, isolado politicamente e detestado pelos opositoreres, foi guilhotinado em praça pública sob os aplausos da multidão.

5- Cite 3 e explique 1 pensador Iluminista.
R:John Locke, Montesquieu e Voltaire.
Volraire,defendia a liberdade de pensamento e não poupava crítica a intolerância religiosa.

6-Quais foram as fases da Revolução Francesa ?
R: (PRIMEIRA FASE)
Implantação da Monarquia Moderada

(SEGUNDA FASE)
Governo Radical Republicano

(TERCEIRA FASE)
Governo Conservador Republican

7- O que vs entendeu do documentario ?
R: A Revolução Francesa foi um acontecimento do século XVI que deu início a queda da Bastilha, ou seja, a queda do ultimo rei da França, Luíz XVI foi guilhotinado em 21 de Janeiro de 1793, por conter um regime que não era voltado ao povo, e sim a ele e sua família, com isso, o povo francês, com escassez de alimentos e moradia, resolveu tirá-lo do poder, para acabar com a monarquia e a desigualdade,uma vez que políticos de todo lugar da França eram presos e guilhotinados, com isso começou a Revolução Francesa.

8- Quem era os Girondinos,Jacobinos e Montanheses?
R: Os girondinos representavam a alta burguesia e queriam evitar uma participação maior dos trabalhadores urbanos e rurais na política,os jacobinos representavam a baixa burguesia e defendiam uma maior participação popular no governo e os montanheses foi um grupo político na Convenção Nacional.


9- Porque podemos dizer que a Revoluão devorou os seus próprios filhos?
R:Porque nesta época teve muitas mortes,pois quem era contra a revolução era morto.E por causa disso teve muitas mortes e muito sangue.

10- quem foi Jean Paul-Marat ?
R:foi um médico, filósofo, teorista político e cientista mais conhecido como jornalista radical e político da Revolução Francesa. Seu trabalho era conhecido e respeitado por seu caráter impetuoso e sua postura descompromissada diante do novo governo, Inimigos do Povo e reformas básicas para os mais pobres membros da sociedade. Sua persistente perseguição, voz consistente, grande inteligência e seu incomum poder preditivo levaram ele à confiança do povo e fizeram dele a principal ponte entre eles e o grupo radical Jacobino que veio ao poder em Junho de 1793. Por dois curtos meses, liderando para a queda da facção Girondina em Junho, ele era um dos três homens mais importantes na França, Juntamente com Georges Danton e Maximilien Robespierre.

11- O que representou a queda da bastilha para a Revolução?
R:Queda da batalha(prisão),que representava o fim do absolutismo e da opressão,onde o rei Luiz XV teve acabar com a monarquia e fizeram a constituição.Em fim,foi o início da Revolução Francesa e,devido ao fato de ser a primeira grande revolta em massa do povo pelo direito coletivo e assim inicia a era do conhecimento.

12- Quem era os Sans-Cullotes?
R:Sans-Culottes,era a denominação dada pelos aristocratas aosartesãos, trabalhadores e até pequenos proprietários participantes da Revolução Francesa a partir de 1771, principalmente em Paris. Recebiam esse nome porque não usavam os elegantesculottes, espécie de calções justos que apertavam no joelho que a nobreza vestia, mas umacalça de algodão grosseira. Na época da Revolução Francesa, a calça comprida era o típico trajeda época usado pelos burgueses.

13- Explique os lemas da revolução:
R:Liberdade= é viver sem pressões descabidas,embora seja preciso respeitar leis e normas.
Igualdade= é viver sem grandes diferenças e oportunidades entre todos os franceses.
Fraternidade= é a forma de se viver respeitando os limites de cada um harmoniosamente.

14- O que foi a convenção nacional?
R:A fase da Convenção Nacional da Revolução Francesa marca a tomada de poder a ser realizada pelas camadas populares francesas. Nesse período a tomada das armas para a participação na Batalha de Valmy e a insatisfação dada pelos resultados da monarquia constitucional motivou a convocação de uma Convenção Nacional. Essa nova instituição haveria de elaborar uma nova carta constituinte que viesse a superar os limites do regime anterior.
Refletindo a agitação da época a Convenção foi formada por uma maioria de jacobinos, setor que representava a pequena burguesia e os sans-culottes. Além disso, haviam os girondinos, partido contrário à radicalização do processo revolucionário e defensor das conquistas que prestigiavam os interesses políticos e econômicos da parcela mais abastada da burguesia. Foi a partir desses dois grupos, um mais exaltado e outro conservador, dos quais herdamos os conceitos políticos de “direita” e “esquerda”.

15- O assassinato de Charlotte Corday,representou o que para o sentido real que a revolução deveria tomar?
R:Sem resposta:

16- Cite e identifique os três estados nacionais na Revolução?
R:* 1° estado – clero; cerca de 2% da população.
  * 2° estado – nobreza; também 2% da população.
  * 3° estado – burguesia: alta burguesia, média burguesia, baixa burguesia (artesãos, aprendizes, proletários, servos e camponeses semi ou livres).

Nenhum comentário:

Postar um comentário